Tratamentos

Encontramos aqui alguns dos problemas mais comuns que levam as pessoas a buscarem a psicoterapia. Entretanto, não é necessário estar com problemas para buscar o atendimento. A psicoterapia também é indicada para as pessoas que buscam o autoconhecimento e pode também ser preventiva.


Ansiedade excessiva

Dependendo do grau ou da frequência da ansiedade, ela pode se tornar patológica e requer a intervenção terapêutica.

Autoestima baixa

Insegurança, autodesvalorização, falta de respeito e de confiança por si mesmo são alguns dos fatores que contribuem para a autoestima baixa do indivíduo. A psicoterapia contribui para o fortalecimento dessas características.

Conflitos familiares

Brigas com os pais, irmãos, filhos e conjugues são muito comuns e devem ser trabalhados em terapia.

Depressão

A depressão é uma doença que compromete a vida como um todo. Quem sofre desse mal deve procurar o tratamento psicológico o quanto antes, pois caso contrário, os sintomas podem durar até mesmo anos de muito sofrimento.

Dificuldades nos relacionamentos afetivos

Quando a vida afetiva não vai bem, esse é o momento de procurar auxílio psicológico.

Doenças físicas

Costumam abalar intensamente a estrutura emocional do indivíduo. A psicoterapia auxilia essas pessoas a atravessarem esse momento com o menor sofrimento possível.

Estresse

O estresse é vivenciado com bastante frequência em nossa rotina. Quando o estresse passa a ser intenso e não é tratado, a pessoa pode vir a sofrer de diversos problemas psíquicos, tais como: fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, etc.

Fobias

São os medos ou aversões exageradas diante de situações, objetos, animais ou lugares.

Obesidade

Muitas vezes a obesidade está associada a problemas psicológicos, comportamentais, metabólicos e ainda a fatores genéticos. Independente da origem, a obesidade deve ser tratada, pois acarreta inúmeras doenças cardiovasculares, entre outras.

Perdas emocionais e materiais

Perdas e lutos muitas vezes são vivenciados com muita dor e sofrimento que persistem ao longo do tempo, mas que podem ser solucionados com o tratamento psicológico.

Problemas profissionais

Falta de assertividade com os funcionários do trabalho, cobrança excessiva, baixa produtividade, dificuldade de se posicionar diante dos chefes, são os problemas mais comuns.

Questões sexuais

Insatisfação sexual, ejaculação precoce, impotência ou disfunção erétil são as queixas mais comuns e muitas vezes são decorrentes de problemas emocionais não trabalhados.

Síndrome do pânico

É um distúrbio de ansiedade caracterizado por ataques de pânico esporádicos, intensos, muitas vezes recorrentes e sem causa aparente. O sofrimento vivenciado é extremo e os sintomas são tratados e controlados através da psicoterapia.

Transtornos alimentares

A anorexia e a bulimia são os transtornos alimentares mais comuns causadores de muito sofrimento.

Transtornos do humor

A mania, a depressão e o distúrbio bipolar de humor são os problemas mais comuns que necessitam de acompanhamento psicológico constante.

Transtornos do sono

Podem apresentar-se como: insônia, sonambulismo, terror noturno, pesadelos, sono desregulado, etc.